Παρασκευή 7 Δεκεμβρίου 2012



     O objetivo deste Projeto “Intercambio Cultural  Hellas (Grécia) IN Brasil” como já propõe o título identificando a intenção, estendendo as análises da pretensão, de viabilizar uma intercomunicação Cultural entre os dois países.  Aproximar a realidade atual de vivenciar e entender os aspectos culturais de relevância da Cultura Tradicional Helênica para o nosso povo.
     Este Projeto é sequencia do “Intercâmbio Cultural Brasil IN Hellas, desde 2001 nas produções artísticas brasileiras, junto a UNESCO Pirea , Embaixada do Brasil em Athenas, em diversos espaços culturais de Atenas e regiões de Hellas.




Por que o nome Hellas (Grécia).

    Pretendemos junto ao programa de eventos que será apresentado, esclarecer que Héllas é o nome original do  que chamamos hoje  de Grécia, e apoiar o Ministério da Cultura de Hellas em estabelecer o verdadeiro nome de origem deste povo, reformulando nas escolas, na literatura e historicamente o direito Internacional  ao  nome “Hellas”.                  Hellas  (GRÉCIA) -  quer dizer República Helênica, Hellas ou Grécia, berço da civilização ocidental, dos grandes pensadores e filósofos, da democracia. A história do mundo passa por este pequeno território nos bálcãs, região européia comprimida entre os mares Adriático, Mediterrâneo e Jônico. O país foi dominado pelos Persas, Macedônios, Romanos, Turcos Otomanos, Italianos, alemães,  com poucos períodos de independência. O nome Hellas vem de ‘Hélade’, ou ‘Terra dos Helenos’, que por sua vez deriva de ‘Héllen’, filha de Deucalião e Pirra, personagens mitológicos. Já o termo Grécia é fruto do latim ‘Graecia’ ou ‘Graeci”, que remete a ‘Graikoi’, nome do povo que vivia numa das áreas daquele país.Por que tem nomes diferentes , Grécia vem de Graecus, o nome de uma das tribos originais de Hellas, que teria surgido para homenagear Graecus, o filho de Pandora. Os italianos, que levaram o nome do país ao mundo, certamente tiveram mais contato com essa tribo do que com o resto dos helênos, que chamavam o país de Hellas, em referência a Hellen (ou Heleno), filho de Deucalion e patriarca dos helênicos .    








Apresentamos os eventos voltados à intensificação das trocas sociais e culturais.

O projeto “Intercâmbio Cultural Hellas IN Brasil”,  é conjunto de eventos que o compõe visa trazer ao Brasil as expressões da cultura helênica tradicionais e contemporânea.


TEATRO

Electra de Sófocles – O Grupo EXPRESSÃO Organização  cultural fundada em 1993 pelo diretor, ator e professor de música Hazard Thomas. Toda a filosofia de ação com base no sistema de música de Carl Orff e os primeiros mestres da arte como Dimitris Rondiris, o Rudolf Laban.   Abordagem ao longo das linhas de tragédia helênica a arte de expressão, movimento e ritmo, como expressões inter-relacionadas de toda a criação humana de ser capaz de descobrir, expressar e comunicar, em uma escala mais ampla, com nós e os outros . Teatro Clássico.


MÚSICA

“Grupo Glikeria”. Bassílis e Sarantis Salleas. O músico instrumentista Bassílis Salleas de reconhecimento internacional, foi premiado como  “ O Melhor Clarinete do Mundo”.






















DANÇA

Grupo de Danças Folclóricas, apresenta vários tipos de estilos de danças com músicas tradicionais de Hellas, ornamentados e trajes  que caracterizam as diferentes etnias  de região do país.


FOTOGRAFIA

Exposição fotográfica de “Aristotelis Zaricostas através de suas fotografias vem documentar vários momentos políticos de Hellas, sendo fotografo oficial da Associet Press por 30 anos, possuindo vastos arquivos que se relacionam as Olimpíadas, celebridades no mundo das artes, e um arquivos inéditos  da Família Onassis.  Estará presente para mencionar fatos e acontecimentos relacionados as suas fotografias e sua experiência como fotografo Internacional, fala grego, português, inglês.





O Projeto “Intercâmbio Cultural Hellas IN Brasil”, será apresentado em espaços culturais:  de Curitiba,  Foz do Iguaçu e na Capital de São Paulo.  Em novembro de 2013.
Em Foz do Iguaçu será dada abertura dos eventos por se tratar de um espaço considerado pela UNESCO, de “Patrimônio Natural da Humanidade”, tendo este vínculo do  projeto no qual a UNESCO de Pirea e Ilhas de Hellas se propõe, deveremos valorizar este espaço como principal na produção destes eventos, com a participação de representantes destas organizações , e na divulgação internacional  nas mídias, atraindo o maior numero de pessoas para um aprendizado e valorização dos conteúdos culturais a que se propõe.  Com a adesão das Prefeituras, Fundações, Instituições, compartilhando deste Projeto, estarão abertas as fronteiras do conhecimento para nossos países vizinhos como Argentina, Uruguai e Paraguai num Evento de abrangência Internacional e Latino Americano.

Os eventos do Projeto “Intercâmbio Cultural Hellas IN Brasil” e em solidariedade para com a Hellas diante das condições político/econômicas que comprovamos atualmente, tem interesses em enfatizar e apoiar os valores culturais desta nação, no sentido amplo da palavra e intensificando uma proposta de cordialidade e intenções sócio/culturais.
Esperamos atingir um publico aproximado de 30.000 pessoas no total das apresentações.




A Hellas  é um dos 50 membros fundadores da ONU. Na condução da política externa,  Hellas  apoiou consistentemente cooperação multilateral como forma de promover o entendimento entre os membros da comunidade internacional e a coordenação da gestão dos assuntos internacionais. 
Neste contexto, a
Hellas participa ativamente em várias organizações e organismos do sistema das Nações Unidas.

O grupo da UNESCO do
Pireu e ilhas desde a sua fundação, continuamente contribui para a difusão da educação científica e cultural,  mensagem da paz mundial, para a promoção e o respeito do multiculturalismo, a assistência aos grupos economicamente mais fracos e em constante evolução e assim ampliando o leque de atividades do grupo.

Por ocasião a fundação das Nações Unidas para a Unesco de Piraeus e ilhas, pede a todos os cidadãos helênicos e cada cidadão do mundo contribuir substancialmente para o desenvolvimento de um sentimento de paz mundial, respeito à todos os nossos colega e artistas,  na sustentação  e desenvolvimento econômico e de igualdade política. 
A parceria da UNESCO - Pirea  com a Tupyniking Produções Culturaisexistente à 8 anosconsolidariza-se  na prática do Intercâmbio  Cultural no Brasil, na  proposta de trocas culturais em diversas áreas das artes, na valorização e reconhecimento  através dos programas por ela apresentada.
         A produção do programa cultural da UNESCO Pirea e Ilhas será apresentado em novembro de 2013,
        em Foz do Iguaçu, Curitiba e São Paulo  onde constata-se o maior número de público junto as
        comunidades Helênica no Brasil.  





BIOGRAFIA
ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS.
1982- Salão dos Novos em União da Vitória e Curitiba no Salão ParanaenseCom minhas pinturas “Fios e Perfis I e II”.
1984 – Painel Artístico para o Movimento de Libertação de Juvêncio Mazarollo.
Murais, Painéis, Out-Door para o Movimento da “DIRETAS JÁ”, participações de  Paulo Leminski, Jaques Mário Brand,  Demétria Filippidis  e outros.
1985 – Exposição Individual – “Superfícies e Dados ao Ar”, no Bar e Galeria Ocidente. 
1984 – Movimento Nacional pela “ Anistia Política”.
            Movimento pela “Diretas Já”.
1985 – Integrou como suplente na Chapa Provisória de Reativação da      “Associação dos Publicitários do  Paraná”.
1986 – Integrou na Secretária de Cultura e Tecnologia da APROTEP;
            “ASSOCIAÇÃO DOS PUBLICITÁRIOS DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE PROPAGANDA DO   ESTADO DO PARANÁ”.
             Desenvolveu e Produziu os seguintes Eventos:
            - Direção e Arte do BOLETIM INFORMATIVO APROTEP.
            - Idealizou e Produziu os Projetos:
   “Luxo e Lixo Publicitário com a presença de Washington Olivetto” .
    “MOVIMENTO DE PRESERVAÇÃO DO TEATRO 13 DE MAIO”, com participação e apoio de  Paulo Leminski
    Criação e Produção do Projeto “PERFORMANCE CULTURAL DO PUBLICITÁRIO”.
          Participação dos mestres da Comunicação de Curitiba. No Circulo Militar.
Primeira FEIRA DE COMUNICAÇÃO – “1 FENACOM”. Realizado no SESC da Esquina.
1998 - GRECIA
Além de diversas atividades profissionais tais como publicitária  e Produções Gráficas, tenho finalizado nos últimos 7 anos com atividades Culturais mais relevantes.
2001- Estudo e desenvolvimento do Projeto “Intercâmbio Cultural Brasil IN Hellas
          Como podem ser vistos nos blogs.
Especificando em ordem cronológica.
          Através da Embaixada do Brasil fui representante Cultural do Brasil nos seguintes
         Eventos.
2003 - COSMÓPOLIS – em Kavala – Representando o Brasil.
UNESCO de 2004 à 2010.
Embaixada do Brasil- Assessora Cultural. De 2003 à 2010.
______________________________________________________________________
RETORNANDO AO BRASIL.  ( novembro de 2010)
2012- Estudo e desenvolvimento do Projeto “Intercâmbio Cultural Hellas IN Brasil”
Como artista Plástica vendi 3 obras – A Festa do Bumba meu Boi e Pinheiros do Paraná.







SECRETARIA DE FOMENTO E INCENTIVO
À CULTURA
PORTARIA N° 001, DE 2 DE janeiro DE 2013
*
Apresentações
PRONAC: 12 7837
 INTERCÂMBIO CULTURAL HELLAS IN  BRASIL.
Demétria Filippidis
CPF: 230.470.709-20
Processo: 01400.024800/20-12
PR - Curitiba
Valor do Apoio R$: 548.034,00
Prazo de Captação: 01/01/2013 a 31/12/2013.
Resumo do Projeto:
O Projeto Intercâmbio Cultural Hellas IN Brasil, tem a pretenção de produzir um Programa Cultural com grupos da Grécia, nas áreas de Teatro, com 3 apresentações da peça Electra, Música com 3 apresentações do Grupo Bassilis Sarantis, Danças Tradicionais com 3 apresentações do Grupo de Dança da UNESCO, e Exposição Fotográfica durante 4 dias, com fotos de Aristotelis Zaricostas. Para ser apresentado em Foz do Iguaçu e em Curitiba-PR, procurando atingir um publico de 10.000 pessoas.
Este documento pode ser verificado no endereço eletrônico http://www.in.gov.br/autenticidade.html, pelo código 00012013010300016   Documento assinado digitalmente conforme MP no2.200-2 de 24/08/2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil.

PORTARIA No-1, DE 2 DE JANEIRO DE 2013
O SECRETÁRIO DE FOMENTOE INCENTIVO À CULTURA, no uso de suas atribuições legais, que lhe confere a Portaria
nº 17 de 12 de janeiro de 2010 e o art. 4º da Portaria nº 120, de 30
de março de 2010, resolve:
Art.1°- Prorrogar o prazo de captação de recursos dos projetos culturais, relacionados nos anexos I e II à esta Portaria, para os quais os proponentes ficam autorizados a captar recursos, mediante doações ou patrocínios, na forma prevista, respectivamente, no § 1ºdo artigo 18 e no artigo 26 da Lei n.º 8.313, de 23 de dezembro de 1991, alterada pela Lei n.º 9.874, de 23 de novembro de 1999.
Art.2º -Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.




Dados para depósitos de patrocionio no Banco do Brasil   

 c/c  24489-9  Agência: 1518-0    Demétria Filippidis.



LEI ROUANET







____________________________________________________